Subscribe to RSS Feed

18 de dez. de 2010

The Texas Chainsaw Massacre (1974)




O que dizer de um dos filmes mais perturbadores da história do cinema de terror... O que dizer de uma experiência visual e sentimental que ainda hoje provoca uma inquietação extrema sempre que o aficionado por este género e, apreciador de filmes desta altura, vê esta película. Realizado pelo mestre Tob Hooper, o Texas Chainsaw massacre ocupa um lugar muito especial no coração dos adeptos. 

Sua história, baseada em factos reais, iniciou uma onda de filmes deste género, aonde um grupo de jovens percorre os estados unidos e é "colhido" por um outro grupo de "maus". Hoje em dia, tal como nos loucos anos 80, a formula do grupo de jovens foi utilizada vezes sem fim, contudo, na altura, o Texas chainsaw foi talvez o, ou um dos primeiros filmes a utilizar esta formula. Presos numa cidade remota, esse grupo de jovens tenta pedir ajuda a uma suposta família que vivia num "casarão, no meio de campos agrícolas, mal sabendo estes que de família normal, esta tinha pouco. 

O resto é literalmente uma viagem única e literalmente macabra as profundezas do ser humano, aos instintos que levam uma pessoa se tornar basicamente um ser primário levado às necessidades básicas da vida O visual do filme é simplesmente único, não há nenhum outro filme que tenha esse tipo de visual, não quer dizer que não haja filmes com visuais melhores, mas... neste caso, não se sentia que era um visual especialmente feito pra filme, sentia-se pois que "era possível" acontecer isto, que era possível haver tal lugar. 

Obviamente que não poderia acabar esta crítica sem falar do nosso famoso "Leatherface", personagem que ficou imortalizada, no mesmo patamar como Michael Meyers (Halloween), Jason (Friday 13th), Freddy Krueguer (Nightmare on Elm Street) ou Pin head (Hellraiser). Um ser humano, doente, primário e simplesmente brutal, pra não falar obviamente de ser altamente perigoso... Sente-se o receio e medo, através da lente da câmara... sem duvida.

O filme é como já referido, uma experiência única, uma viagem a um inconsciente e a uma possibilidade geral de cada humano que é o facto de poder haver pessoas num estado mental semelhante ao referido no filme... Afinal de contas, tudo isto é baseado em factos reais... Repito, reais...


NOTAS POSITIVAS
  • O Ambiente criado por Tobe Hooper
  • Leatherface
  • Qualidade cinematográfica intemporal... Ainda hoje conseguimos ver perfeitamente esta película
NOTAS NEGATIVAS
  • Fraco desempenho dos jovens, como habitual, especialmente o da cadeira de rodas...

4 Membros de 5


0 comentários: