Subscribe to RSS Feed

24 de nov. de 2010

Martyrs ( 2008 )






Bem... Geralmente, quando não sei por onde começar na minha "Critica" a um filme é mau sinal, é sinal que o filme tem graves deficiências ou algo parecido que me impedem de explicar bem. Mas neste caso, a minha vaga ideia por onde começar é um bom sinal... muito bom sinal.

Talvez um dos filmes mais esperados em 2008, ano que pra o cinema de terror, foi mundialmente uma porcaria, Martyrs chegou viu e... Dividiu multidões dentro da nossa comunidade. É certo que todos, ou quase todos os filmes franceses de terror fazem isso, Martyrs consegue fazer com que o mais belo aficionado fique literalmente sem saber o que pensar ao acabar o filme.

A história baseia-se numa jovem que após mal tratos e exclusão social provocada por "desconhecidos", decide vingar-se, isto depois de escapar e tornar-se na dita adolescente. Contudo, essa vingança, não é feita como realmente devia ter sido feita e coisas más, muitoooo más acontecem no desenrolar da mesma.

Pra mim o filme divide-se em três partes, e três "estilos" de história, algo que normalmente poderia ser a morte do artista ou neste caso, do filme, contudo, não é bem o caso. A primeira parte, que consta do inicio até ao começo da vingança, está quase perfeita, em termos de imagem e de história, penso que o único senão, no meu ver, tenha sido o pouco desenvolvimento das duas personagens principais, sua interligação, sua união exemplar. Outro aspecto que talvez, era desnecessário ou foi pouco aprofundado foi a procura pela "verdade" das identidades policiais. Contudo essa introdução torna-se forte e intimísta e da um ar de "paranormal" ao filme o que eu aprecio muito.

A segunda é desde do inicio da casa ate ao telefonema, aonde o filme se desenrola um bocado estilo À L'interieur (Critica mais abaixo no site), com um estilo de Torture Porn muito particular do próprio estilo francês, sangue é obrigatório e a dor psíquica e visual é inserida muito bem no espectador.

A terceira parte... bem... a terceira parte... é esta que lixa uma pessoa. A terceira parte explica definitivamente o porquê das torturas inicialmente referidas no filme... Contudo são explicadas num conteúdo muito surreal, que sinceramente por muito que quisesse explicar não dava, só mesmo vendo. Não estou a dizer que esse "motivo" seja mal, pelo contrário (nada melhor que um pouco de surrealismo) mas é um choque que pode tornar positivo ou negativo pra o mero adepto de terror. Talvez um grande senão, foi uma monotonia um pouco exagerada e pouco trabalhada (poderia ter sido mais interessante) na parte das torturas. Além disso, o filme peca no meu ver de uma ligação sentimental entre o espectador e as personagens, senti-me um bocado desinteressado se morressem ou não até mesmo a que sofreu no começo essas torturas, e no fim, e dai estar confuso por onde começar, não sentimos de forma alguma que os supostos "maus da fita" eram realmente "maus da fita" como aparentavam. É de notar uma excelente cena quase no fim, da "velha" (não quero adiantar muito) que numa conversa com um empregado, comete um acto deveras forte em cinema.

Talvez poderão perguntar o porque de 3 Membros e meio, enquanto que o À L'interieur teve 4... Além de minha opinião pessoal, este ultimo conseguiu aprofundar mais as personagens, e teve uma estrutura de filme muito mais bem conseguida... Não me fez querer ver quanto tempo faltava como no Martyrs após o fim da "segunda parte".

NOTAS POSITIVAS:
  • Imagens intensas, cheias de conteúdo
  • Fim que por muito seja esquisito, está cheio de conteúdo e de razão por trás
  • Abordagem correcta ao Torture Porn... As vezes nem se precisa amostrar pra incomodar...
NOTAS NEGATIVAS:
  • Pouca ligação afectiva entre espectador + personagens
  • Estrutura de história com falhas ou construção estranha
  • Não é um filme pra todos (Nem todos aceitarão...)

3.5 Membros de 5

3 comentários:

Rui Baptista disse...

Eu dou nota máxima a este filme ;)

Puto Ems disse...

Eheheh, ainda bem que ha pessoas que apreciam o mesmo gosto por filmes de terror :)

Não penses que não gostei rui, apenas não poderia dar uma nota mais alta que ao L'Interieur porque alem de gostar menos que o outro (confesso) houve algumas partes no filme que ao meu ver foram falhas, mas nada de falhas graves.

Dou a mão a palmatoria ao dizer que o fim do Martyrs é super surreal e brutal, la isso é verdade :)

Obrigado pelo "Seguir" no blog, faz-te de casa aqui ;)

Anônimo disse...

Olá amigos do Massacre visual.
Agradecemos o post no blog da BAD BEHAVIOR.
Então vocês têm projectos para filmes de terror?
Podem entrar em contacto com badbehavior@sapo.pt e podemos conversar sobre eles.

Até breve.
Paulo Leite
Produtor Criativo